Cirurgia ortognática

Sobre

A cirurgia ortognática é recomendada para pacientes adultos que sofrem com:

  • prognatismo (a mandíbula é maior que o maxilar superior);
  • retrognatismo (o maxilar superior é maior que a mandíbula);
  • assimetrias na face (quando os maxilares estão tortos);
  • disfunções da articulação temporomandibular;
  • mordida aberta anterior esquelética;
  • mordida cruzada esquelética;
  • sorriso gengival.

É realizada por um cirurgião dentista, especialista em cirurgia bucomaxilofacial (CBMF) e em ambiente hospitalar. É fundamental que o ortodontista e o CBMF tenham uma comunicação efetiva tanto antes quanto durante o preparo ortodôntico com vistas à cirurgia ortognática, para melhores resultados e benefício do paciente.

Procedimento

A cirurgia ortognática é realizada em etapas:

– Na primeira fase, anterior ao ato cirúrgico, o paciente precisa utilizar aparelho ortodôntico para alinhar corretamente os dentes, preparando a boca para a cirurgia;

– A cirurgia propriamente dita;

– Na terceira fase, já realizado o procedimento cirúrgico, o paciente continua com o aparelho ortodôntico para realizar pequenos ajustes.

Com a ortodontia pré-cirúrgica, corrigimos o posicionamento dos dentes nos ossos para deixá-los alinhados e nivelados para o cirurgião alcançar os melhores resultados de movimentação do osso na cirurgia ortognática. A avaliação do perfil hormonal prévia e a laserterapia pós-cirúrgica auxiliam numa melhor e mais rápida recuperação.

Indicação

O tratamento de ortodontia para cirurgia ortognática é indicado para pacientes adultos que possuem muita diferença no tamanho dos ossos do rosto (falhas no alinhamento das arcadas que não foram tratados na fase de crescimento) e sua queixa envolve uma maloclusão esquelética envolvendo a estética facial.