Bruxismo

Sobre

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo hábito de ranger ou apertar dos dentes, muito comum e associado ao estresse e ansiedade. Pode ocorrer durante o dia ou, mais comumente, durante o sono, gerando uma série de consequências indesejáveis na região orofacial iconvert media.

Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes, dores nos músculos da mandíbula e da face, dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e dor de cabeça.

Nos casos mais graves, podem ocorrer problemas ósseos, retrações na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). O hábito, muitas vezes inconsciente, pode atrapalhar ou atrasar o movimento dentário durante o tratamento ortodôntico.

Procedimento

As causas do bruxismo são pouco conhecidas, mas está muito relacionado ao estresse, ansiedade e rotinas diárias. Portanto, não se tem ainda um procedimento eficaz de cura.
Os recursos mais indicados para o seu controle são a aplicação de toxina botulínica, técnicas de relaxamento, medicamentos ansiolíticos, acupuntura, laserterapia, dentre outros.

Também são indicadas as placas interoclusais, aparelhos moldados de acordo com o formato da arcada dentária do paciente e que devem ser ajustadas para uma melhor distribuição da força da mordida. Eles ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios, a reduzir o atrito que provoca o desgaste e protegem os dentes de desgastes.

O controle do bruxismo é indicado para pacientes que apresentam o quadro antes de apresentar maiores consequências ou que já experimentam dores orofaciais e ou alterações nas articulações temporomandibulares.