Avaliação hormonal

Sobre

A avaliação do perfil hormonal é indicado para quantificar os vários hormônios presentes e atuantes no organismo. O objetivo é diagnosticar problemas por meio da realização de exames que possuem influência direta na saúde bucal.

São exames que avaliam o funcionamento da glândula tireóide, os hormônios cortisol, insulina, estrogênios, progesterona, prolactina, FSH, testosterona, vitamina D e parâmetros inflamatórios, como o PCR ultrassensível e homocisteína. As disfunções hormonais podem interferir nos resultados dos tratamentos odontológicos e causar complicações.

Além deles, existem alguns exames de rotina que devem marcar presença durante toda a vida, como glicemia, colesterol, triglicerídeos, creatinina, hemograma e exame de urina.

Indicação

A avaliação do perfil hormonal é indicado para quem vai se submeter a procedimentos cirúrgicos e em casos de dores orofaciais. Esse cuidado antes dos procedimento é importante para evitar transtornos e não prejudicar os resultados.

Bichectomia, implantes e cirurgia ortognática, por exemplo, demanda uma anamnese rigorosa do quadro clínico do paciente, incluindo o perfil hormonal.

A avaliação hormonal também é indicada para pacientes que tenham predisposição a diabetes e problemas de coagulação.