snap-on-a-beautiful-smile-1920x600

Ortodontia corretiva

Muitos pacientes buscam tratamentos ortodônticos visando corrigir falhas na posição  dentária ou da arcada. Dentre os métodos mais procurados, destaca-se a ortodontia corretiva. A especialidade busca, por meio de aparelhos fixos, alinhar o posicionamento dos dentes e resolver outros problemas.

A procura pela ortodontia corretiva tem aumentado gradativamente, uma vez que tem surgido uma grande variedade de aparelhos que não causam desconforto estético. Ainda assim, o mais popular entre os pacientes continua sendo o fixo, Nesta categoria de tratamento, destacam-se, além do tradicional aparelho metálico, as opções de aparelho fixo estético,  aparelho autoligado, aparelho lingual e os alinhadores.

aparelho fixo metálico é o mais comum entre os pacientes. Ele é composto por bráquetes, eventualmente bandas e fios metálicos que se alinham à arcada dentária do usuário. Sua utilização demanda cuidados na higienização e ajustes periódicos junto ao dentista responsável. Ele se caracteriza pelas famosas “borrachinhas”, que podem ser trocadas de cor a cada consulta de manutenção com o ortodontista.

Semelhante ao metálico, o aparelho fixo estético se diferencia por ser produzido com materiais transparentes. Sendo assim, se assemelham a cor dos dentes e ajudam o paciente esteticamente. Em sua maioria, são feitos com safira ou porcelana, mas também existem aparelhos estéticos de material plástico. O aparelho fixo estético é a opção ideal para pacientes que não querem se incomodar com a aparência.

Dentre as opções de aparelhos fixo, o autoligado se destaca pela não utilização das borrachinhas, queixa constante dos pacientes. Neste caso, os próprios bráquetes fazem o papel de prender o fio do aparelho, por meio de um clipe. É uma opção prática para quem busca, além de melhorias na estética, mais conforto na higienização e manutenção. Podem ser estéticos ou metálicos autoligados.

O aparelho lingual é uma das opções mais invisíveis que se tem hoje. Está indicado para pacientes exigentes com a estética e que não se encaixam no perfil exigido para uso dos alinhadores, por ser um aparelho fixo. O aparelho é colado na parte interna dos dentes, voltada para a língua.

Já os alinhadores, especialmente o Invisalign, são aparelhos removíveis praticamente invisíveis, e como tais precisam da colaboração do paciente que o usa. Muitos sistemas estão disponíveis no mercado, mas o Invisalign, com mais de 20 anos de mercado, trata praticamente todos os casos indicados para ortodontia corretiva. Para quem é exigente com a estética e não quer abrir mão do estilo de vida, é a escolha ideal!

A ortodontia corretiva não possui restrição de idade, desde que sua aplicação seja acompanhada por um profissional. O modelo de aparelho a ser utilizado vai da escolha do paciente, desde que o tratamento seja apropriado às necessidades de cada um. É importante que a higienização dos dentes enquanto se usa aparelho seja feita de maneira adequada, orientada e pelo dentista.